3 motivos para utilizar factoring no seu negócio

3 motivos para utilizar factoring no seu negócio

Factoring é um serviço amplo e que pode ajudar a desenvolver milhares de negócios para pequenas e médias empresas; entenda abaixo

A falta de transparência no mercado financeiro faz com que nem sempre seja possível encontrar boas opções de negócio para sua empresa.

Um motivo que também contribui para isso é que, mesmo quando encontramos algo que possa ser vantajoso, do ponto de vista econômico, temos a descrença de sua eficiência por conta das diversas pegadinhas e entrelinhas que muitas instituições financeiras utilizam.

Quando isso acontece, seu negócio deixa de prosperar como poderia.

Felizmente, também há o outro lado da moeda. Empresas que querem crescer junto com você e te passar conhecimento e conteúdos que possam fazer a diferença.

E como trabalhamos com o serviço de factoring aqui, vamos te mostrar três situações em que você pode se beneficiar tendo uma empresa de fomento mercantil ao seu lado. Vamos lá?

1 – Você vende muito, mas a prazo

Essa é a realidade de grande parte dos empreendedores brasileiros. Com a atual economia, as pessoas tendem a reduzir o consumo ou, quando consomem, procuram prolongar o pagamento. É isso que mostra uma pesquisa do SPC Brasil (2015), em que podemos ver que 79% dos consumidores costumam dividir suas compras e 64% deles têm compras parceladas em aberto.

Esse é um dos maiores problemas para conciliar as entradas e saídas de uma empresa e manter um bom capital de giro. (linkar para matéria interna)

E esse problema não acontece apenas com o consumidor final. Empresas também optam por pagamentos a longo prazo, trabalhando com pouco ou nenhum estoque. 

Basicamente, todos os setores da economia estão suscetíveis a isso.

Para alguns negócios, empresas de pagamentos por cartão até oferecem um retorno mais rápido das compras parceladas, mas isso nem sempre é vantajoso, já que as taxas podem influenciar bastante no valor final, podendo chegar a até quase 10% do valor total.

E quando se trata de fornecedores e negócios B2B, as formas de pagamento se diferenciam um pouco, e não é possível contar com esse serviço das máquinas de cartão (na maioria dos casos).

É aí que o serviço de factoring pode te ajudar. Com ele, é possível antecipar seus recebíveis e contar com o dinheiro das suas vendas muito antes de o seu cliente terminar de pagá-las.

Como explicamos nessa matéria (inserir link), a empresa de factoring não realiza um empréstimo, mas assume as suas vendas adiantando o valor delas – com uma compensação – à vista para você.

Dessa forma, você recebe o dinheiro antes e o seus clientes ainda têm a facilidade do pagamento parcelado.

Todo mundo sai ganhando, não é? 

2 – Conseguir preços melhores

Quando falamos de preços melhores, significa tanto para comprar quanto para vender.

Porque pense o seguinte: se você dispõe de dinheiro em caixa para comprar mais (em quantidade) e à vista dos seus fornecedores, você consegue um preço melhor e, com isso, é possível colocar os seus produtos/serviços no mercado com preços melhores, mais atrativos e competitivos que os da concorrência, certo?

Infelizmente, os pequenos e médios negócios sofrem para conseguir essa proeza, já que sua estabilidade financeira depende de muitos fatores, como o recebimento das vendas pouco a pouco.  

E aí que o domínio das grandes empresas se solidifica, mantendo um ciclo vicioso, onde atraem mais consumidores por terem mais poder de barganha no mercado.

Mas como você já deve ter pensando, é possível quebrar esse ciclo através de empresas parceiras, como as de factoring. 

Na hora de negociações B2B, é extremamente importante contar com alguém que possa adiantar seus recebíveis para conseguir o melhor preço do mercado.

Atualmente, é isso que fazem mais de 70 mil pequenas e médias empresas no Brasil e que movimentam mais de R$ 150 bilhões por ano.

Se não for possível fazer tudo sozinho, conte com quem vai crescer com você! 

3 – As contas da sua empresa tomam muito tempo

Sabe toda aquela história de fazer o fechamento do mês, enviar notas fiscais e recibos para o escritório de contabilidade, controlar as entradas e saídas de caixa, e mais uma infinidade de tarefas burocráticas (apesar de essenciais) que você perde muito tempo fazendo? 

Isso, claro, sem contar a parte tributária. Segundo o Banco Mundial, empresas brasileiras gastam em média 2.038 horas por ano apenas com a gestão de tributos.

Mas, felizmente, isso não precisa ser assim.

Muitas empresas de factoring também oferecem um serviço que toma conta das suas contas. Não que isso substitua o trabalho de uma empresa de contabilidade, principalmente para a parte de impostos, mas cobranças de pagamentos, por exemplo, podem ser realizadas por uma empresa de factoring – o que já é uma economia de tempo considerável.

Tudo isso para que você não tenha dor de cabeça com essa burocracia e possa focar seu tempo no que realmente importa: o sucesso da sua empresa. 

Se você gostou do conteúdo acima, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram para acompanhar as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *