Você já deve ter ouvido falar a respeito, mas para saber mais detalhes sobre isso, criamos essa matéria; acompanhe abaixo
Se você está no mercado há algum tempo, a sua empresa já deve ter recebido alguma proposta de factoring. Também é muito normal que você nunca tenha fechado negócio com nenhuma dessas empresas, porque nós sabemos que a transparência nem sempre é o foco na hora de oferecer esse serviço.
Além do mais, existem diversos mitos que rondam esse segmento, fazendo com que você fique ainda mais receoso quando ouve falar no assunto.
Para falar a verdade, a falta de conhecimento sobre factoring faz com que, constantemente, os menos informados comparem empresas de fomento mercantil a agiotagem.
Mas isso está longe de ser verdade.
Primeiramente, porque o serviço de factoringé legale está regulamentado em todo o território nacional.
E esse é apenas um dos mitos que vamos quebrar nesta matéria. Portanto, se você quer entender melhor como a atividade funciona e as vantagens dela para o seu negócio, continue acompanhando o conteúdo abaixo:
Sua origem
O início do factoring não tem uma data exata, nem mesmo um surgimento “formal”. Para ficar mais claro, vamos voltar a origem de seu nome.
Ainda durante o Império Romano, os comerciantes dependiam quase que exclusivamente da confiança para fechar negócios.
E, assim como hoje, eles também vendiam mercadorias na promessa de um pagamento em um futuro próximo, de forma parcelada. Mas também precisavam o quanto antes do dinheiro daquelas vendas.
E aí que entravam os factors, ou “fazedores de negócio”. Eram os agentes mercantis que os comerciantes recorriam para a antecipação de vendas, considerados importantes figuras da economia, pois fomentavamo comércio a todo instante, não havendo um hiato entre os pagamentos dos consumidores – deu para entender o sentido dos nomes “factoring” e “fomento mercantil”, né?
Desde então, a prática se tornou um importante pilar da economia, principalmente para os pequenos e médios empreendedores. Sua grande expansão aconteceu em sua transição Europa–EUA, quando os contratos de comissão de vendas passaram a ser de cessão de crédito, assim como é adotado até hoje.
Ou seja, antigamente, as empresas de fomento mercantil tinham uma participação em forma de comissão sobre as vendas que eram antecipadas. Hoje, é pago um valor de acordo com a cessão de crédito.
O que é?
Os empreendedores que querem aumentar seu fluxo de caixa buscam formas de antecipar seu recebíveis, que seriam vendas e outros títulos que foram comprados a prazo pelos clientes. E, com o serviço de factoring, esse dinheiro pode ser adiantado para o empresário.
Basicamente, é assim que funciona o fomento mercantil: uma empresa que fornece o adiantamento de vendas para o empreendedor, fazendo com que ele tenha mais estabilidade e poder de barganha no mercado.
E essa prática não tem nada a ver com empréstimos e descontos de títulos realizados por bancos, até porque as empresas de factoring não têm permissão para atuar como instituições bancárias.
Além dessa atividade (antecipar recebíveis), ainda há outros serviços prestados, como por exemplo:
- Gestão de contas
Contas a pagar, receber, cobranças e as diversas transações financeiras de uma empresa podem ocupar uma boa parte do seu tempo, fazendo com que você não consiga se dedicar integralmente às coisas menos burocráticas e que vão alavancar o seu crescimento.
Por isso, muitas empresas de factoring também disponibilizam um serviço de gestão de contas, para que você fique despreocupado com isso e foque no que realmente importa.
- Matéria-prima
Sabemos que se você compra sua matéria-prima com os prazos padrões de 28/35/42 é provável que não seja possível conseguir os melhores preços. Mas quando você consegue antecipar suas vendas, o pagamento à vista se torna viável e você consegue negociar melhor com seus fornecedores.
As vantagens
Se você tem o seu próprio negócio, sabe o quão difícil é manter ele quando se é novo no mercado e a concorrência já está consolidada. O micro, pequeno e médio empresário que utiliza o serviço de factoring consegue diminuir essa diferença, já que, como consegue o dinheiro integral de suas vendas mais rápido, tem mais poder para quitar seus débitos, comprar insumos e negociar preços melhores com fornecedores.
E, acredite, ter dinheiro na mão antes do tempo é sempre uma boa opção, principalmente quando se trata de inadimplência. Para se ter uma ideia, neste ano, foi registrado que 5,4 milhões de micro e pequenas empresasestão enfrentando esse problema. Um aumento de 6,9% em comparação ao mesmo período do último ano.
Não é à toa que, hoje, mais de 70 mil pequenas e médias empresasutilizam dessa facilidade. Na hora de não passar apertos, é sempre bom contar com parceiros.
Tipos de empresas de factoring
Com a expansão do segmento, hoje em dia existem diversas empresas de factoring, porém, nem todas atuam na mesma modalidade. A Hórus Cred se encaixa na modalidade tradicional, e consegue cumprir com a grande maioria da demanda das pequenas e médias empresas.
Mas é sempre bom conhecer como funciona todo o segmento, por isso, vamos listar as modalidades mais encontradas atualmente. Confira abaixo:
- Convencional
O modelo convencional é no qual ocorre a cessão de direitos de crédito da empresa de factoring para a empresa contratante.
- Trustee
O trustee consiste em deixar a empresa de factoring responsável pela administração e assessoria financeira do negócio em questão.
- Maturity
Aqui, a empresa de factoring não antecipa seus recebíveis, mas fica responsável por realizar as cobranças de seus clientes.
A contratação
Você deve estar pensando: “tudo isso parece muito bom, vender a prazo e receber à vista. Mas o que tenho que oferecer como garantia desse adiantamento?”. Pois bem, o processo de contratação leva em consideração alguns fatores, mas, em geral, são analisados documentos que comprovam a venda, histórico das empresas envolvidas e a consulta a alguns órgãos de proteção de crédito, quando necessário.
Aqui na Hórus Cred, tudo isso é feito de forma bem rápida, para que você possa ter o seu crédito o quanto antes e continuar com o crescimento do seu negócio.
Tem alguma dúvida? Ligue para nós no telefone (16) 3333-2223 ou clique aqui para nos enviar uma mensagem.