Final do ano é a época favorita de muitos empresários, mas também, temida pelos gastos envolvidos; saiba como conciliar as contas nessas datas
Quando chega o fim do ano, muitos empresários se empolgam, pois sabem que é o momento de grandes datas do varejo, como a Black Friday, Cyber Monday e, claro, o Natal.
É, inclusive, dessa forma que muitos negócios conseguem se manter durante os outros meses. Os donos de estabelecimentos em pontos turísticos, como quiosques, por exemplo, vão se identificar demais com a situação – mesmo que essa sazonalidade não tenha a ver diretamente com as promoções.
Porém, nem tudo é um mar de rosas.
Assim como o faturamento tende a ser maior nessa época, também nos deparamos com diversas despesas extras.
É nesse período que acontecem os pagamentos de férias, 13º, divulgação de promoções e ofertas, e diversas outras contas. Automaticamente, isso gera uma certa cautela com as projeções e também pode fazer com que você fique preocupado ou, até mesmo, com as finanças desorganizadas.
Tudo bem. Todo mundo já passou por isso – ou passa todos os anos.
A boa notícia é que dá para resolver com algumas dicas simples. Mas lembre-se: elas só têm utilidade se você as colocar em prática!
Dito isso, vamos ao que interessa.
Planeje suas promoções
Sabemos como o fim de ano pode ser uma loucura – não só em termos financeiros. Mas se você puder planejar qualquer detalhe que seja, por mais insignificante que pareça, faça isso – principalmente se estamos falando das suas ofertas.
É interessante planejar as ofertas e compará-las com os anos anteriores para obter um “preview” de como serão as suas vendas este ano. Dessa forma, a estimativa de entrada de caixa, compra de fornecedores e quantidade de estoque a manter se tornam mais palpáveis para você, ajudando as contas a fecharem positivas no final do ano.
Lembre-se de ser realista. Não vale a pena comprar diversos produtos, encher o estoque e achar que vai esgotá-lo completamente se as suas promoções não são tão atraentes assim. Isso não significa que você tenha que ter as melhores ofertas do mercado, sabemos que não é tão fácil assim competir com os grandes players. O foco é que você tente fazer o melhor com o que você já tem.
Compre à vista
Ainda na linha de raciocínio da dica acima, priorize comprar com seus fornecedores à vista – pelo menos neste fim de ano.
Essa também é uma boa forma de garantir que você não continuará pagando por vários meses as mercadorias que não foram sequer vendidas pelos preços mais baixos do ano.
Como dissemos anteriormente, na hora das vendas, é melhor ser realista do que otimista.
Além disso, comprar à vista pode oferecer a você um preço melhor, o que também lhe dará o poder de se tornar mais competitivo no meio de tantas ofertas.
Uma boa maneira de fazer isso é utilizando o serviço de factoring. Dessa forma, você antecipa seus recebíveis e, assim, tem mais poder de barganha na hora de conseguir os melhores valores com seus fornecedores.
No final, você se livra de um possível problema e garante mais atração para os seus produtos.
Tenha as melhores formas de pagamento
As taxas das operadoras de maquininhas de cartão podem custar uma pequena fortuna no fim do mês. E quando falamos no final do ano, esse número é ainda maior.
O que acaba se tornando um problema tanto para você, quanto para os seus consumidores. Isso porque é um valor que você precisa computar na hora de precificar os seus produtos, deixando-os mais caros e, consequentemente, menos atrativo para o público.
Portanto, em ocasiões como essa, é interessante que você tenha formas de pagamento que sejam mais vantajosas para você e seus clientes.
Oferecer descontos (ainda maiores) para pagamentos à vista é uma excelente medida. Assim, você recebe o dinheiro integralmente na hora e também evita as taxas das operadoras.
Vamos colocar essas dicas em prática? O fim de ano está logo aí! Aproveite e clique aqui para ler mais conteúdos que podem ajudar as finanças do seu negócio.