Temido por muitos empresários, esse período do ano pode ser muito menos assustador se você aplicar algumas dicas; confira
O final e o começo de ano são, para os negócios, épocas tão divergentes que sua dualidade pode ser comparada ao conceito de yin e yang, da tradicional cultura chinesa. De um lado, temos diversas datas que impulsionam fortemente a economia, em especial, o comércio, como a Black Friday, a Cyber Monday, o Natal e o Ano Novo.
O que não deixa esse período ser realmente perfeito para os empresários são os custos que também tendem a se elevar, como gastos com salários, férias, contratação de temporários e outros.
Já do outro lado, após a época de festas e as maiores datas comerciais, vem o começo do ano, quando grande parte da população está viajando. E se você não é do ramo do turismo, certamente deve notar uma queda na receita da sua empresa.
É um momento frio para os negócios, já que as pessoas gastaram todo (ou quase) o dinheiro que tinham um mês atrás e agora têm que enfrentar gastos como IPTU, material escolar e matrículas dos filhos.
Felizmente, com o planejamento e os parceiros certos, é possível atravessar esse período sem grandes dificuldades. Confira abaixo:
Não pise no acelerador
Devemos tratar o dinheiro com sabedoria e isso se aplica mesmo quando temos ele em abundância.
Com exceção de alguns setores, é muito provável que você tenha uma receita muito maior entre novembro e dezembro do que nos meses anteriores.
Porém, isso não significa que você deva pegar todo esse valor e realizar mudanças na sua empresa, como comprar novos equipamentos ou expandir o seu estabelecimento.
Certamente, boa parte desse dinheiro deve ser aplicado na poupança da sua empresa. Outra parte deve ser destinada à quitação de dívidas contraídas no mesmo período, uma penúltima parte para estratégias de vendas no começo do ano, e, o restante, se possível, deve servir como caixa para passar os meses seguintes tranquilamente.
Isso não significa que você não poderá investir na sua empresa, já que é exatamente para isso que você está aplicando o dinheiro. Quando a tempestade passar e você ver que as vendas voltaram ao ritmo normal, é totalmente válido utilizar aquele dinheiro para fazer os devidos investimentos no seu negócio. Investimentos que, inclusive, servem como gancho para nossa próxima dica.
Invista em estratégias para vender mais
O começo de ano não é apenas frio por conta dos consumidores, mas muitos negócios esquecem de anunciar, fazer promoções e ações que atraiam a atenção do público.
Ainda que a maioria dos compradores não esteja disposto a gastar já em janeiro, sempre existem aqueles que podem fazer a diferença no faturamento mensal da sua empresa.
Por isso, é importante se atentar a essas oportunidades e tentar fisgar o máximo de clientes possível.
Uma boa maneira de fazer isso é pagar parte do dinheiro citado acima (para as estratégias de vendas) e utilizá-lo em ações de marketing digital, campanhas e outros tipos de publicidade.
Ao lado de bons parceiros, é possível conseguir um excelente retorno vindo de campanhas focadas em vendas para o seu início de ano.
E falando em parceiros…
Conte com os parceiros certos para o seu capital de giro
As vendas de fim de ano podem ser excelentes, mas não adiantam muito para passar o início do ano tranquilo se você for recebê-las em diversas parcelas.
Nesses momentos, o ideal é contar com uma empresa de factoring, que possa adiantar os seus recebíveis e fazer com que você tenha o dinheiro das suas vendas antes da hora.
Já falamos aqui sobre como aumentar o capital de giro e, nessas épocas frias para os negócios, ele se torna ainda mais importante.
Quando falamos de mais capital de giro, significa que você também economizará em outros aspectos, como nas negociações com seus fornecedores.
Tudo para você otimizar os rendimentos e começar o ano com o pé direito.
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