Conheça algumas estratégias para conseguir manter um recurso de rápida renovação na sua empresa
Todo mundo sabe da dificuldade de se manter um bom capital de giro. Ele é fundamental para as atividades básicas da empresa, desde a conta de energia até a compra de matéria-prima para poder produzir e vender mais. Acontece que, nem sempre é possível conciliar as datas de entrada e saída de dinheiro, então, nesse intervalo de tempo, é essencial ter caixa o suficiente para manter a empresa – a essência do capital de giro.
Para negócios que estão começando, pequenos e médios, essa dificuldade fica ainda mais acentuada.
O investimento é alto, as vendas ainda não estão a todo vapor e os concorrentes que já estão consolidados no mercado têm muito mais vantagens na hora de negociar matéria-prima, o que faz com que tenham preços muito melhores para o consumidor final.
Seria possível ficar escrevendo uma lista inteira de problemas sobre capital de giro, principalmente para as empresas menores. Mas, ao invés disso, vamos focar em algumas práticas que otimizam o seu caixa e não te deixam tão atrás nas contas e no mercado.
Negocie, de verdade
Não tem jeito. Mesmo que você não disponha de recursos o suficiente para conseguir os melhores preços, tente negociar os melhores prazos. Isso vai dar tempo hábil para que você possa ter mais capital de giro, além de conseguir “casar” melhor os pagamentos dos seus clientes com as suas contas a pagar.
Ou, indo na contramão do parágrafo acima, negocie os melhores valores para liquidar essas contas de uma vez. Em alguns casos, é possível encontrar valores realmente muito baixos para pagamentos à vista.
Nesse caso, quando olhamos a longo prazo, isso permite que você tenha mais chances de baixar os seus preços para conseguir competir com a concorrência e vender ainda mais.
Analise a situação financeira da sua empresa e, se necessário, faça um teste com ambas as opções para ver qual é a mais rentável.
Por hora, corte despesas secundárias
Tudo bem, você já deve estar pensando “se estou querendo aumentar o meu capital de giro, é claro que já diminuí os meus custos”.
Totalmente justo. Mas acontece que, às vezes, dá para apertar um pouquinho mais aqui ou ali e gerar uma grande economia.
E quando dizemos isso é porque, em alguns momentos, consideramos como essenciais despesas que na verdade poderiam ser poupadas.
Aluguéis de máquinas de café, convênios inutilizados e outros tipos de assinaturas mensais que não são necessários para o seu negócio podem garantir algumas centenas – ou até mesmo milagres – de reais a mais na conta da sua empresa.
Quando a situação estiver um pouco melhor e você tiver uma reserva de recursos suficiente, não há problema algum em voltar para os “extras” que podem somar ao seu negócio.
Trabalhe promoções
Essa é uma excelente forma de estimular as vendas por um curto (ou médio) período para conseguir um capital de giro maior.
Mesmo que o seu produto esteja com uma margem de lucro pequena, uma promoção pode ser ótima para incentivar a quantidade de vendas e, dessa forma, você conseguir juntar dinheiro o bastante para aumentar seu capital.
Vamos supor que você tenha uma reserva de R$ 10 mil com os preços padrões, tanto de vendas quanto de compras.
Fazendo uma promoção por um curto período, você provavelmente venderá mais, mas, claro, por menos.
Porém, em muitos casos, isso já é suficiente para aumentar o seu capital de giro consideravelmente. Se você sair de um capital de R$ 10 mil para R$ 12 mil, já estamos falando de um aumento de incríveis 20%!
Claro que não vale sair por aí fazendo qualquer tipo de promoção. Avalie as possibilidades e tente o melhor método para você.
Trabalhe com empresas de factoring
Calma aí. Não precisa pular esse tópico achando que é propaganda. O objetivo dessa matéria é fazer com que você, empreendedor, consiga gerir sua empresa de uma forma mais eficiente.
E não é só porque somos uma empresa de factoring que queremos vender isso para você.
Acontece que o factoring é um dos principais aliados dos pequenos e médios negócios.
Por quê?
Porque esse serviço oferece uma gama de oportunidades para que você possa crescer, estabilizar-se e enfrentar a concorrência de igual para igual.
Já pensou em vender a prazo e receber o dinheiro dessas vendas antecipadamente, sem depender do seu cliente para isso? Pois esse é um dos principais serviços de uma empresa de factoring.
Além do mais, você pode aproveitar para conhecer esse serviço agora que estamos chegando no fim do ano, com férias, décimo terceiro e outros pagamentos que a sua empresa terá que lidar.
Se você ficou interessado, temos uma matéria que explica de forma bem rápida e didática o que é o factoring e como ela pode ajudar a sua empresa. Clique aqui para ler.
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